A bolsa passou de 200 mil pontos pela primeira vez e o título público que pagava perto de 8% acima da inflação agora paga 6,6%. Para muita gente, a sensação é de ter perdido a oportunidade. Na maior parte dos casos, ela não passou. Mudou de lugar.
A dúvida que começou a aparecer nas conversas com clientes tem quase sempre a mesma forma: será que eu perdi? Perdi a alta da bolsa. Perdi a taxa do Tesouro IPCA+. Perdi a hora de sair do CDI.
E ela trava gente dos dois lados. Quem ficou no CDI acha que chegou tarde. Quem já investe em renda variável acha que o que ainda não subiu não vai subir. Um dos estrategistas do nosso time chegou a me dizer que estava cansado de fundo imobiliário e pensava em parar de usar a classe com clientes, justamente agora.
Entendo as duas reações. Por anos, o CDI com juro real alto e o título longo a 7% ou 8% acima da inflação resolveram a carteira de muita gente sem exigir nenhuma decisão difícil. Essa realidade começou a mudar, e quem decide pelo retrovisor tende a errar duas vezes: fica parado onde o prêmio está acabando e abandona o que ainda nem começou a andar.
Este artigo existe para tirar essas dúvidas com dados, não com intuição. Ele responde onde investir com a queda dos juros a partir de 3 perguntas: o que já andou e o que ainda não andou; se ainda vale a pena travar juro real no Tesouro; e por que o crédito privado é a classe que mais demora a se beneficiar desse cenário.
Esse último ponto merece atenção desde já. Enquanto várias classes voltam a oferecer prêmios interessantes, o crédito privado mantém o risco elevado. Com a marcação a mercado, o preço do papel pode até subir na tela, e o investidor pode vender hoje por um preço melhor. Mas a empresa que emitiu continua com a mesma dívida, atrelada a um CDI que ainda não caiu ou a um spread sobre a inflação assinado no passado. O papel reprecifica em um pregão. O caixa da empresa leva trimestres.
A oportunidade não passou, mudou de lugar. Quando o juro começa a cair, os ativos reprecificam em sequência: a curva longa primeiro, a bolsa depois, os fundos imobiliários e os ilíquidos por último. O título indexado à inflação ainda paga 1 ponto acima do normal. A exceção é o crédito privado: o papel reprecifica antes de a empresa melhorar.
O que mudou na curva de juros em 2 pregões
Na segunda-feira, 05/10, primeiro pregão depois do 1º turno, o Ibovespa subiu 7,7% e fechou acima de 200 mil pontos pela primeira vez na história, na maior alta depois de um primeiro turno de toda a série.
O movimento mais importante, porém, aconteceu longe da bolsa. O título público indexado à inflação com vencimento em 2050 saiu de 7,08% para 6,59% ao ano acima do IPCA em um único dia, e o preço subiu 11,5%. Ganho de bolsa, num título do Tesouro, em 24 horas.
E o vetor já estava em curso antes da eleição. O título de 2040 pagava 7,78% acima da inflação no fim de julho e 7,25% na véspera do 1º turno. Em 07/10, 6,67%. Foram 1,11 ponto em pouco mais de 2 meses.
O mercado leu as urnas como maior chance de ajuste fiscal, o que reduz o prêmio exigido para financiar a dívida pública no longo prazo. A Selic, por outro lado, continua em 13,75% ao ano, depois do 5º corte seguido. O juro do dia a dia quase não mudou. O que mudou foi o preço do futuro.
O 2º turno é em 25/10, e se a expectativa fiscal não se confirmar, parte desse movimento volta. O ponto aqui não é prever eleição. É entender o que acontece com uma carteira quando o juro longo cai.
Por que juro alto esconde o prêmio dos ativos de risco?
Quem monta carteira por objetivos conhece uma regra: quando o juro está muito alto, os investimentos de risco passam a oferecer prêmios menores. Se o Tesouro paga 7% acima da inflação sem risco de calote, uma ação, um imóvel ou um fundo ilíquido precisa entregar muito mais para justificar a oscilação e o prazo. Quase nunca entrega, e o investidor racional fica na renda fixa.
O que pouca gente vê é que o contrário também acontece. Quando o juro longo começa a cair, todos os ativos de risco ganham uma relação entre risco e retorno mais favorável. O juro longo é a régua de tudo: todo ativo vale o fluxo de caixa futuro trazido a valor presente, descontado pelo que se ganharia sem risco no mesmo prazo.
Um imóvel gera R$ 10 de aluguel por ano. Se o investidor exige 10% ao ano, sendo 7% do título público e 3 pontos de prêmio pelo risco, ele vale R$ 100. Se o título público cai para 6% e o prêmio continua em 3 pontos, a exigência passa a 9% e o mesmo imóvel passa a valer R$ 111. O inquilino não pagou um real a mais. O imóvel valorizou 11% só porque a régua mudou.
Conta simplificada, com aluguel constante e sem prazo final. Serve para mostrar o mecanismo, não para estimar preço.
Por isso, gestores de fundos imobiliários ouvidos pela Exame nesta semana descrevem a queda recente do setor como de preço, e não de fundamento: aluguéis e distribuições se mantiveram, e o que cresceu foi o desconto sobre o valor patrimonial. O fundo imobiliário não piorou. Ficou mais barato enquanto o juro longo subia. O mesmo vale para a bolsa e, com mais força, para os ilíquidos, como private equity e infraestrutura, cujo fluxo é mais longo.
A curva anda primeiro. O resto vem depois.
Se o juro longo é a régua, ele é o primeiro a reprecificar. A bolsa vem em seguida: é líquida, tem investidor estrangeiro e reage em horas. O fundo imobiliário, com base formada principalmente por pessoas físicas, vem depois. Os ilíquidos, que só mudam de preço quando há transação ou nova avaliação, por último. Os últimos 3 meses mostram exatamente essa ordem.
| Ativo | 3 meses | No ano | 12 meses |
|---|---|---|---|
| Tesouro Renda+ 2065 | 38,83% | 47,11% | 55,59% |
| Tesouro IPCA+ 2050 | 20,70% | 21,94% | 27,14% |
| Ibovespa | 19,66% | 27,75% | 45,61% |
| IFIX | 2,10% | 3,54% | 9,32% |
| CDI | 3,37% | 10,74% | 14,40% |
Retornos brutos até 06/10/2026, pelo comparador de ativos da Mais Retorno. O Renda+ 2065 é o título de prazo mais longo do Tesouro Direto. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Em 3 meses, o título mais longo do Tesouro rendeu quase o dobro da bolsa. O IFIX rendeu menos que o CDI. Não é que a curva tenha acertado e o fundo imobiliário errado. A curva já recebeu a notícia. O fundo imobiliário ainda não.
E aqui está a leitura que eu não tenho visto no mercado. Quando um título do Tesouro, sem risco de crédito, entrega mais que a bolsa, o prêmio apareceu primeiro onde era mais fácil capturá-lo. As empresas e os imóveis ainda carregam prêmios que o preço não incorporou.
A correlação, que vai de -1 a 1 e mostra se dois ativos sobem e descem nos mesmos dias, parece contradizer isso. No histórico do mesmo comparador, a do IMA-B5+, índice dos títulos públicos indexados à inflação com mais de 5 anos, é de 0,40 com o Ibovespa e de 0,31 com o IFIX. Parece pouco porque a conta compara o mesmo dia, e a relação entre eles acontece em sequência. Um anda, e os outros vão se seguindo. O coeficiente diário não enxerga isso. O ciclo enxerga.
Ainda vale a pena investir em título IPCA+ longo?
Muita gente viu a taxa cair de 7% a 8% para algo perto de 6,5% e concluiu que o trem passou. Só que, num ambiente normal, o juro real brasileiro fica perto de 5%, às vezes menos. A média dos últimos 16 anos é 5,6%, e mesmo com ajuste fiscal o Itaú vê piso entre 5% e 5,5%, segundo o InvestNews. Entre 6,6% e 5,6% ainda existe 1 ponto inteiro de prêmio por ano, contratado por décadas.
Para quem investe por objetivos, isso tem tradução direta. A cada R$ 100 mil de poder de compra que uma família precisa ter daqui a 20 anos, garantir esse valor hoje exige R$ 27,9 mil com juro real de 6,6%. Com 5,6%, exigiria R$ 33,6 mil. São 21% a mais de capital para o mesmo objetivo. E, a 6,6%, esse objetivo é financiado sem um centavo de risco de crédito privado.
Conta de juros compostos, bruta de imposto de renda e taxas. Não é projeção de resultado.
Há também um argumento de prazo mais longo. Desde o fim de 2010, o IMA-B5+ acumula cerca de 406%, contra 343% do CDI: perto de 10,8% ao ano, contra 9,9%. No longo prazo, o título público longo paga mais que o CDI. Nos últimos anos, deixou de pagar. A vantagem acumulada chegou a 54% no fim de 2020 e encolheu para menos de 5% em julho deste ano. Hoje está em 14%. Nos 5 anos até 07/10, o IMA-B5+ subiu 47,10%, contra 81,41% do CDI. O índice ainda não voltou para perto da própria história, e é aí que pode estar o prêmio que falta. Isso não garante nada, mas mostra de que lado está a diferença.
Sobre risco, um esclarecimento: a reprecificação foi tão rápida que os títulos mais longos chegaram a oscilar mais que a bolsa nos últimos meses. É exceção. No histórico, o IMA-B5+ oscila 8,83% ao ano, menos da metade dos 19,07% do Ibovespa. E quem casa o vencimento com a data do objetivo recebe a taxa contratada, faça o preço o que fizer no caminho. É o juro real convertido em anos de vida.
O mercado já precificou o alívio. O caixa das empresas, não.
Agora, o lado que quase ninguém está olhando. Enquanto o investidor captura prêmio no Tesouro, as empresas que tomaram crédito continuam pagando taxas muito altas. A dívida atrelada ao CDI custa hoje o mesmo que em agosto, porque a Selic tende a cair, mas ainda não caiu. A atrelada ao IPCA teve o spread fechado na emissão e não muda com o pregão de segunda-feira. Uma coisa é o que o mercado vê em termos de prêmio. Outra é o que as empresas vivem no fluxo de caixa.
Os balanços mostram essa distância. Um levantamento da Elos Ayta com 268 empresas listadas mostra que, no 2º trimestre de 2026, o lucro operacional cresceu quase 25%, para R$ 123,9 bilhões. A despesa financeira subiu 12,1%, para R$ 99,4 bilhões. O lucro líquido cresceu só 3,9%. Quase R$ 25 bilhões a mais de resultado operacional viraram R$ 1,9 bilhão a mais de lucro.
E o efeito ainda não apareceu inteiro. A insolvência costuma chegar cerca de 14 meses depois do juro alto, e 34 meses no agronegócio, segundo a TAG Investimentos, em estimativa publicada pelo InfoMoney. O Brasil fechou 2025 com 2.466 pedidos de recuperação judicial, o maior número da série da Serasa Experian, iniciada em 2012. O juro começou a cair no mercado. A conta do juro alto ainda está chegando nas empresas.
Ao mesmo tempo, o investidor aceita cada vez menos para correr esse risco. No início de setembro, segundo o mesmo levantamento do InfoMoney, as debêntures incentivadas passaram a pagar, em média, menos que o título público equivalente. O prêmio de crédito ficou negativo justamente quando o caixa das empresas está mais apertado.
"Os piores empréstimos são feitos nos melhores momentos."Howard Marks · O Mais Importante para o Investidor · 2011
O risco não está espalhado por igual. As grandes companhias listadas reduziram a alavancagem média de 1,7 para 1,4 vez o resultado operacional, segundo a XP. A deterioração aparece em açúcar e etanol, proteínas, petroquímica e incorporadoras com distratos elevados, onde estão os lastros de boa parte dos CRAs e CRIs vendidos à pessoa física.
E há um padrão histórico. Robin Greenwood, Andrei Shleifer e coautores estudaram 42 países entre 1950 e 2016: quando o crédito às empresas cresce entre os 20% maiores ritmos de expansão do país e a bolsa sobe junto, a chance de crise financeira nos 3 anos seguintes chega a 45%. O Brasil acaba de bater recorde de emissões no mercado de capitais, com R$ 838,8 bilhões em 2025, e a bolsa passou de 200 mil pontos. Não é o mesmo indicador do estudo, e ninguém precisa concluir que a crise vem. Mas é uma combinação que pede prêmio de crédito alto, e hoje ele está negativo.
Por isso sou otimista com carteiras bem otimizadas dentro dos objetivos de cada cliente, e fico ainda mais ressabiado com carteiras montadas sobre crédito de alto risco. Ou o prêmio vai cair bastante, ou o risco de crédito vai deteriorar a performance dessas carteiras.
Para a bolsa e o fundo imobiliário, a defasagem é oportunidade. Para o crédito privado, a mesma defasagem é risco.
Onde investir quando os juros começam a cair?
A resposta curta: numa carteira melhor, e não numa carteira com mais crédito. Mas antes vale entender por que o brasileiro se acomodou. Nos 5 anos até 07/10, o CDI rendeu 81,41% e o Ibovespa, 81,07%. Por 5 anos, a bolsa pagou o mesmo que o CDI, com uma oscilação dezenas de vezes maior. O IFIX rendeu 45,61%, pouco mais da metade. Quem olhou só para esse retrovisor concluiu, com alguma razão, que risco não era pago. É o retrovisor do estrategista cansado.
Somaram-se a isso prêmios de crédito muito altos e isenções de imposto, e o resultado virou tradição: carteiras inteiras vivendo de renda fixa e de crédito privado de alto risco, com chance relevante de calote. Isso que virou tradicional no Brasil não é sofisticação. É sintoma da falta dela.
O mundo sofisticado não se organiza assim. Nos 7 maiores mercados de previdência do mundo, os fundos de pensão têm, em média, 48% em ações, 31% em títulos, 19% em alternativos e 3% em caixa. No Brasil, em 2021, com o juro real no chão, as consultorias de fundos de pensão projetavam aumentar em 50% o orçamento de risco das fundações, com bolsa indo de 10% para 15% do patrimônio. Quem tem meta a cumprir não reduz a sofisticação quando o juro cai. Aumenta.
É aqui que a fronteira eficiente, a combinação de ativos que entrega o maior retorno possível para cada nível de risco, volta a fazer diferença. Com juro real de 7% a 8%, ela fica achatada: o ativo sem risco de crédito já paga quase tudo, e diversificar acrescenta pouco. Com o juro em queda, o prêmio dos ativos de risco se abre, e aquela correlação modesta do dia a dia vira matéria-prima: ativos que seguem o mesmo vetor no ciclo, mas oscilam de forma independente no curto prazo, entregam juntos mais retorno por unidade de risco.
Na alocação por objetivos, a arquitetura fica coerente: o título público longo como alicerce dos objetivos com data, enquanto ainda paga prêmio; o orçamento de risco onde o risco é pago, em bolsa, fundos imobiliários e alternativos; e o crédito de alto risco reduzido ao tamanho que o prêmio dele justifica, que hoje é pequeno. Juro em queda não pede menos risco. Pede uma carteira mais bem construída.
E o recado vale também para os profissionais do mercado. Todo mundo se acomodou por muito tempo em renda fixa com prêmio alto e isenção. Os próximos anos vão exigir que assessores, gestores e consultores aprendam a otimizar carteira de verdade. Oferecer a taxa mais alta da prateleira deixou de ser estratégia.
Para quem duvida de que o ciclo se completa, vale olhar um ano em que o juro real longo caiu de forma consistente. Em 2019, ano da reforma da Previdência, o IMA-B5+ subiu 30,4%, o Ibovespa 31,58% e o IFIX 35,98%, com o CDI perto de 6%.
Repare em quem terminou na frente: o fundo imobiliário. A mesma classe que hoje alguém está cansado de usar.
O cenário de 2019 é diferente do atual, com Selic muito mais baixa. O que se repete é a ordem, não o tamanho. Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.
Esse diagnóstico começa por enxergar a carteira inteira de uma vez: a consolidação do patrimônio em uma visão única e, a partir dela, uma carteira desenhada pelos seus objetivos com as Recomendações GBI.
Faça o teste sozinho, com o extrato aberto. Separe a carteira em 3 grupos: o que ganha com o juro caindo, o que perde com ele e o que depende de uma empresa conseguir pagar um juro que ainda não caiu. Depois some cada grupo.
Quanto da sua carteira só funciona se o juro continuar alto?
O ciclo de juros não manda aviso. Começa pela curva, chega à bolsa, depois aos imóveis e aos ativos que ninguém olha todo dia. Quem montou a carteira para o juro de ontem vai assistir a esse movimento pelo extrato dos outros.
Glauber Sá é Estrategista Financeiro, CFP e Consultor CVM, fundador da Akros Consultoria de Investimentos, consultoria independente registrada na CVM.